Como criar peças e interagir com documentos no Jus IA

Desenvolvido por profissionais do Direito e para profissionais do Direito, o Jus IA combina base jurídica confiável, curadoria especializada e funcionalidades que acompanham o seu raciocínio jurídico de ponta a ponta.
Com ele, você transforma sua estratégia em peças completas, analisa documentos com agilidade e interage em um único ambiente, com continuidade e apoio da maior base jurídica do país.
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Jus IA é: posso fazer qualquer tipo de peça? E como eu posso enviar documentos para otimizar o trabalho e traçar estratégias melhores? Neste artigo, você confere como a nova experiência do Jus IA apoia, na prática, a criação e análise jurídica com mais clareza, precisão e fluidez.
Criação de peças jurídicas com clareza e contexto
Tudo começa com uma boa formulação do caso. Quanto mais contexto você insere na conversa, como datas, valores, jornadas, tipo de ação e objetivo da peça, mais precisa e fundamentada será a resposta do assistente.
Você pode pedir qualquer tipo de documento jurídico: petições iniciais, contestações, recursos e muito mais. Basta descrever o que precisa em linguagem natural, como se estivesse explicando para um colega. O Jus IA estrutura o conteúdo com:
▪️Qualificação das partes
▪️Narrativa dos fatos
▪️Fundamentos jurídicos com base legal e jurisprudência
▪️Pedidos formais
Durante a conversa, é possível:
▪️pedir a reformulação de um trecho específico;
▪️inserir uma nova tese ou substituir argumentos;
▪️ajustar o tom, a estrutura ou a fundamentação;
▪️copiar a peça para seu editor de preferência e fazer as revisões finais.
Quer aprender na prática como funciona? Confira os exemplos a seguir!
Exemplo prático - Petição Inicial com Jus IA
O primeiro exemplo que você pode testar na prática é um pedido de petição inicial. Acesse o Jus IA, insira sua solicitação (criação de petição inicial) para uma situação específica, adicionando as informações necessárias e/ou documentos relacionados.
Nosso Especialista de Produtos Jurídicos, Victor Fraga, trouxe em nosso Webinar como o detalhamento do pedido pode fazer diferença no resultado final que o assistente traz.
▪️Assista: https://www.youtube.com/watch?v=n6q4-gStDxo&t=1693s
Exemplo prático - Elaboração de uma contestação com o Jus IA
O segundo exemplo prático que você pode testar é sobre elaboração de uma contestação - compartilhe a petição inicial do caso, junto com observações estratégicas, e peça o desenvolvimento de argumentos específicos.
Essa demonstração foi conduzida pela nossa Especialista de Produtos Jurídicos Isabella Frajhof e mostra como combinar documentos com instruções claras pode tornar o assistente ainda mais preciso.
▪️Assista: https://www.youtube.com/watch?v=2lB5-Nrea-E&t=8m03s
Upload e análise de documentos
Você pode enviar documentos a qualquer momento durante suas interações com o Jus IA. É possível, por exemplo, anexar uma petição inicial para solicitar a criação de uma contestação, compartilhar um contrato para revisar cláusulas específicas ou enviar documentos das partes envolvidas para apoiar o preenchimento e a revisão de informações, tudo dentro do mesmo ambiente de conversa.
Na nova experiência do Jus IA, você pode enviar arquivos em PDF ou DOCX de até 150 MB, o que permite analisar peças completas, contratos extensos e outros documentos relevantes.
O assistente lê o conteúdo, destaca os trechos relevantes e interage com o documento no mesmo ambiente da conversa. Isso significa que é possível:
▪️resumir peças com rapidez;
▪️comparar documentos (como petição e contestação);
▪️revisar cláusulas contratuais;
▪️solicitar listas de argumentos fortes ou pontos de atenção;
▪️estruturar estratégias com base nas informações encontradas.
Quer ver como funciona na prática? Assista ao vídeo abaixo e veja como documentos podem fazer parte da sua interação com o Jus IA:
Boas práticas para aproveitar o melhor do assistente
Além da criação de peças, o Jus IA é um apoio estratégico para pensar o Direito. Com ele, você pode simular cenários, testar teses, avaliar riscos e organizar o raciocínio jurídico em etapas, com continuidade.
A cada nova pergunta, o contexto é mantido. Você pode voltar em um ponto anterior, pedir aprofundamento, inserir novos documentos ou explorar uma linha de argumentação alternativa, tudo no mesmo chat.
Para tirar o máximo do assistente, algumas práticas fazem a diferença:
▪️Descreva o caso como faria para um colega: linguagem natural e objetivo claro.
▪️Compartilhe documentos que contextualizam o caso.
▪️Aproveite o histórico da conversa para evoluir sua linha de raciocínio sem precisar começar do zero.
▪️Utilize o botão de validação de citações para checar jurisprudência e legislação.
▪️Trate a peça gerada como um ponto de partida. Você está no controle da análise e da finalização.
Criado por quem conhece a prática, o Jus IA te ajuda a ganhar tempo, reduzir retrabalho e criar com mais confiança. Tudo em um só lugar, com dados confiáveis, validação de citações e apoio contínuo para que você possa focar no que realmente importa: o seu cliente e a sua estratégia.
Comece agora: descreva um caso, anexe documentos e veja o Jus IA transformar seu raciocínio jurídico em resultado prático.
Acesse e saiba mais.
Últimas publicações
Novidades diretamente para você

Validação automática de citações: mais segurança e transparência nas respostas do Jus IA

O que mudou no Jus IA: conheça a nova experiência do assistente jurídico que pensa com você

Com o Jus IA, a pergunta jurídica não é só uma busca tradicional
